Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

terça-feira, 30 de junho de 2009

TRIBUTO A GRÃO-MESTRE MOY YAT


No ano de 1996, Grão Mestre Moy Yat fez sua 4° visita ao Brasil. Com ela, eu, juntamente com outros irmãos Kung Fu, tivemos a honra de tornar-nos seu discípulo de 2° geração e de 1 ° geração de Mestre Leo Imamura.
Em 1997, Grão Mestre Moy Yat completou 59 anos e uma grande festa de celebração estava a caminho. Juntamente com essa festa ele faria sua aposentadoria formal, deixando a cargo da transmissão do Ving Tsun para seus discípulos que já tinham alcançado o titulo de Mestre.
A noticia da sua aposentadoria chegou aos discípulos de todo o Brasil com um sentimento de muita expectativa, pois naquela época estavamos preparando a 1° comitiva Brasileira que representaria a Grande Família Moy Yat Sang nos Estados Unidos da America.
Não seria uma celebração normal de aniversário que iríamos participar, mas da celebração e aposentadoria do líder Maximo do clã.
Cada uma das escolas espalhadas pelo mundo, que representavam a Moy Yat Ving Tsun prepararia uma demonstração para o grande dia.
Eu na época tinha 28 anos de idade, e nunca tinha saído do Brasil e nem mesmo falava inglês.
Lembro-me desse período como se fosse hoje, cada um de nós antes de confirmar a ida para os Estados Unidos da America, tinha obviamente de ter o visto americano, pois era o fator determinante para a entrada no pais.
Nossa jornada começou não na chegada a New York, mas em todos os preparativos para que tudo pudesse acontecer.
Quando estávamos dentro da cabine do avião, meu Mestre Leo Imamura, observando minha ansiedade para chegar disse: “Você nunca mais voltara o mesmo Nataniel, pois as experiências serão transformadoras”.
Já se passaram 12 anos desde sua aposentadoria, mas acredito que todos aqueles que participaram dessa jornada guardam em seus corações o aprendizado recebido.
No dia 28 de junho data de celebração de seu aniversário, se Grão Mestre Moy Yat estivesse vivo comemoraria 71 anos. Nesta data, todos os praticantes de Ving Tsun de nosso clã estão se recordando dos momentos vividos com este grande homem e do aprendizado por ele deixado.
CRONOLOGIA DE GRÃO-MESTRE MOY YAT
1938 - NASCE EM TOISHAN, NA PROVINCIA DE KWANGTON, CHINA.
1953 - EMIGRA PARA HONG KONG, JUNTAMENTE COM SUA MÃE, MOY CHAN CHENG BIK.
1957 - INICIA A PRÁTICA DO SISTEMA VING TSUN COM O PATRIARCA YIP MAN, APÓS SER APRESENTADO POR MOY BIN WAH.
1963 - TORNA-SE O MAIS JOVEM MESTRE DE VING TSUN QUALIFICADO PELO PATRIARCA YIP MAN.
1964 - CASA-SE COM HELEN NG.
1967 - CONCLUI A OBRA-PRIMA "VING TSUN KUEN KUIT", O EXPECIONAL TRABALHO QUE REGISTRA EM PEDRA A GENEALÓGIA E OS PROVÉRBIOS MARCIAIS DO SISTEMA VING TSUN.
1968 - NASCE SEU FILHO WILLIAM MOY. É NOMEADO MEMBRO DO COMITÊ PREPARATÓRIO PARA A FUNDAÇÃO DA HONG KONG VING TSUN ATHLETIC ASSOCIATION.
1973 - APÓS A MORTE DO PATRIARCA YIP MAN, DESCIDE ESTABELECER-SE EM NEW YORK, EUA. FUNDA A MOY YAT VING TSUN SPECIAL STUDANTE ASSOCIATION, NA PRAÇA SAINT PAUL, BROOKLIN.
1974 - ESCREVE O LIVRO "108 MUK YAN JONG", O PRIMEIRO NO MUNDO A VERSAR SOBRE O FAMOSO "BONECO DE MADEIRA" DO SISTEMA VING TSUN.
1979 - ESTABELECE-SE NA RUA EAST BROADWAY, CHINATOWN, LOCAL ONDE HOJE ESTA LOCALIZADO A SEDE INTERNACIONAL DA MOY YAT VING TSUN KUNG FU SPECIAL STUDENT ASSOCIATION.
1982 - LANÇA O LIVRO " VING TSUN KUEN KUIT", PUBLICADO POR MOY WO TIN.
1988 - FAZ SUA PRIMEIRA APARIÇÃO PÚBLICA NO "ALL KUNG FU MASTERS EXHIBTION".
1989 - DECIDE OUTORGAR DEZ PLACAS TRADICIONAIS DE AUTORIZAÇÃO DE ENSINO, REESTRUTURANDO A MOY YAT VING TSUN SPECIAL STUDENT ASSOCIATION. PUBLICA OS LIVROS "VING TSUN TRILOGY" E "A LEGEND OF KUNG FU MASTERS", EM HONG KONG.
1992- É ELEITO PRESIDENTE DA NEW YORK MOY FAMILY ASSOCIATION, ENTIDADE RECONHECIDA COMO REPRESENTANTE DA FAMÍLIA MOY NOS ESTADOS UNIDOS.
1993 - É CONVIDADO PARA PRESIDIR A "CHINA-UNITED STATES EXCHANGE ART CENTER", RECONHECIDA PELO GOVERNO AMERICANO COM O PROPOSITO DE PROMOVER A CULTURA CHINESA.
1995 - REUNE-SE COM OS FILHOS DO PATRIARCA YIP MAN,GRÃO-MESTRE YIP CHING E GRÃO-MESTRE YIP CHUN PARA DISCUTIR O FUTURO DO SISTEMA VING TSUN.
1996 - OUTORGA PARA TREZE DE SEUS PRINCIPAIS DISCÍPULOS O TÍTULO DE MESTRE SÊNIOR.
1997 - PARTICIPA DA FUNDAÇÃO DA INTERNATIONAL MOY YAT VING TSUN FEDERATION, QUANDO É RECONHECIDO COMO PRESIDENTE HONORÁRIO.
APÓS 40 ANOS DEDICADOS AO ESTUDO E A TRANSMISSÃO DO SISTEMA VING TSUN DECIDE APOSENTAR-SE, SATISFEITO COM O TRABALHO REALIZADO POR SEUS DISCÍPULOS.
2000- VISITA O BRASIL PELA 6° VEZ, INAUGURANDO SEU PRÓPRIO BUSTO QUE FOI ESPECIALMENTE DOADO PARA A FAMÍLIA MOY YAT SANG POR ELE.
2001 - FALECE EM SUA RESIDÊNCIA EM QUEENS, NEW YORK, NY, CONSAGRADO COMO A MAIOR AUTORIDADE DO SISTEMA VING TSUN DO OCIDENTE.