Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A FLOR DE AMEIXA - O SÍMBOLO DE NOSSA ARTE MARCIAL


A flor de ameixa, chamada no dialeto cantonês da lingua chinesa de “Moy Fah” possui grande significado para o povo chinês, para os praticantes de Ving Tsun e, em particular, para os membros do Clã Moy Yat.


Escolhida pelo Conselho Central de politica da Republica popular da China como a “Flor Nacional”, as cinco pétalas da flor de ameixa representam os principais grupos étnicos existentes na china: os chineses, os manchus, os mongóis, os muçulmanos e os tibetanos.


A “Moy Fah” também é o simbolo do Sistema Ving Tsun, pois é, antes de tudo, um simbolo da primavera (”tsun”, em chinês). Em algumas oportunidades, ela representa o inverno, pois florescendo no final desta estação, indica a renovação, a juventude na eminência de se manifestar.


Pelo fato de suas flores aparecerem sem folhas, a ameixeira simboliza também a pureza. Por sua vez, ela em si implica o simbolismo da árvore e da flor, sendo “yin” e Yang ao mesmo tempo; a delicadeza transparente das pétalas da flor de ameixa, constratando com os ângulos vigorosos de seus galhos, exprime a gentiliza e candura combinadas com a força e probidade. Em outras palavras, é a expressão maior da harmonia entre a beleza e a resistência.


O Clã Moy Yat ( “Moy” quer dizer “ameixeira”) adotou a famosa flor de ameixa vermelha como seu simbolo, onde seu interior está escrito o ideograma “Yat” em branco.

Nenhum comentário :

Postar um comentário