Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sistema Ving Tsun (Wing Chun) e o Método.



Sistema Ving Tsun (Wing Chun) e o Método.






Dentre todos os sistemas que as diversas civilizações puderam, ou sonharam produzir, não seria exagero afirmar que o Sistema Ving Tsun (Wing Chun) Kung Fu poderia ser considerado o mais inusitado. Não tanto pela sua mensagem, mas pela forma como foi composto no universo das Artes Marciais Chinesas.
Pelo fato desse sistema de desenvolvimento humano não ter sido “escrito” , ele nos coloca o mais longe possível daquilo para que milênios de cultura livresca nos formaram. Isto porque o Sistema Ving Tsun (Wing Chun) KungFu não se constitui de palavras, mas de movimentos corporais de combate Simbólico.
O pensamento chinês, desde cedo, esteve propenso à sistematização (idéia inicial de Hai Tong ). Na impossibilidade de modelar a evolução natural de uma tendência (idéia inicial de Do ), já que ele é constantemente mutável, não restou outra alternativa possível senão trabalhar a variável.
Ao invés de construir uma teoria das formas, o pensamento chinês elaborou um sistema de variação. Em vez de empenhar-se em extrair traços comuns e que seriam mais ou menos fixos, mais ou menos estáveis, ele explora, até onde vão, as possibilidades da mudança.
O Hai Tong (Sistema) é fruto de uma cultura que se preocupou em esclarecer de que modo, pela atenção que dedica aos processos, o fenômeno da propensão poderia ser favorecido ou bloqueado.

Assim, ela nos oferece uma análise minuciosa dos efeitos das condicionantes. Ao insistir sobre a importância das condicionantes, o pensamento chinês apresenta uma visão inédita da eficácia - Não se deve pretender diretamente o efeito desejado (pois isso implica forçar, e o resultado será precário) mas antes, fazer com que este efeito possa decorrer, por iniciativa própria, como simples conseqüência das condições preparadas (também idéia inicial de Kung Fu功夫).
Neste nosso episódio Mestre Leo Imamura fala sobre as diferenças entre o Método e o um Sistema chinês.



Nenhum comentário :

Postar um comentário