Apresentado na China pelo canal RTHK, essa série se tornou uma grande vitrine mostrando os principais estilos de Kung Fu.
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A história do Tai Chi Chuan é considerada sempre sob dois aspectos: o lendário e o historicamente comprovado. Esses dois aspectos não se excluem necessariamente para a maioria dos professores propagadores dessa arte.
O aspecto lendário é, geralmente, encarado como uma metáfora para indicar o desenvolvimento dos princípios do Tai Chi Chuan através da figura do taoista imortal Chang San Feng.
Historicamente comprovado, o criador do tai chi chuan foi Chen Wang ting.
Existem indicações de que, durante a Dinastia Tang (618-906 d.C.), um eremita chamado Xu Xuan Ping desenvolveu uma arte chamada "os trinta e sete estilos do tai chi", também chamada de chang chuan (punho longo) ou chang kiang (rio longo).
Por volta da mesma época, um monge taoista chamado Li Dao Zi praticava uma arte denominada "punho longo primordial", semelhante aos trinta e sete estilos do tai chi.
Muitas das posturas dessas duas artes têm nomes semelhantes aos das atuais posturas do tai chi chuan.
O texto Guan Jing Wu Hui Fa (Método para se Alcançar o Esclarecimento Através da Observação da Escritura), escrito por Cheng Ling Xi na época da Dinastia Liang (907-923 d.C.), no período das cinco dinastias e dos dez reinos, é o documento mais antigo já encontrado a usar o termo tai chi chuan. Cheng Ling Xi foi discípulo de Han Gong Yue, que lhe ensinou sua arte, chamada "Os quatorze estilos do treinamento do Tai Chi".
Chang San Feng (1247-?), que então vivia num templo taoista da Montanha Wudang, já teria desenvolvido uma arte conhecida como "Os trinta e dois estilos do punho longo de Wudang" e, posteriormente, criou "As treze posturas do Tai Chi", após observar uma luta entre um pássaro (grou) e uma cobra, quando constatou que a flexibilidade se sobrepunha à rigidez, compreendendo a prática da alternância entre o yin e o yang e outras concepções da natureza, que se constituem na base do que depois passou a ser chamado de Tai Chi Chuan.
O sucessor de Chang Sang Feng foi o também monge taoista Taiyi Zhenren que, no final da dinastia Ming, difundiu a arte entre os discípulos da montanha Wudang. Entre esses discípulos, encontrava-se outro monge de nome Ma Yun Cheng.
Ma Yun Cheng transmitiu a arte para vários discípulos célebres, entre eles Mi Deng Xia e Guo Ji Yuan, popularmente conhecidos como "os dois santos" e Wang Zhong Yue, que denominou essa arte de Wudang tai chi chuan e escreveu o Tratado de Tai Chi Chuan, um dos Clássicos do Tai Chi Chuan.
Wang Zhong Yue transmitiu o tai chi chuan ao famoso mestre Zhang Song Xi, que depois o ensinou a Dan Si Nan, que veio a ter como discípulo Wang Zheng Nan, que se referia à arte de Wudang como uma arte interna, distinta das artes de Shaolin, que ele chamava de arte externa.
Segundo os historiadores Tang Hao e Gui Liuxin, seguindo a origem a partir do fato histórico de que Yang Luchan aprendeu com Chen Changxing (1771-1853) do vilarejo de Chenjiagou, o tai chi chuan foi criado por Chen Wangting (1600-1680) na passagem da dinastia Ming para a dinastia Qing. Esta é a versão considerada oficial pelo governo chinês .
The history of Tai Chi Chuan is always considered from two aspects: the legendary and historically proven. These two aspects are not necessarily mutually exclusive for most teachers propagators of this art.
The legendary aspect is generally seen as a metaphor to indicate the development of the principles of tai chi chuan through the figure of the Taoist immortal Chang San Feng.
Historically proven, the creator of tai chi chuan was Chen Wang ting.
There are indications that, during the Tang Dynasty (618-906 AD), a hermit named Xu Xuan Ping developed an art called "the thirty-seven styles of tai chi", also called chang chuan (long fist) or Chang Kiang (long river).
Around the same time, a Taoist monk named Li Dao Zi practiced an art called "long Fist primordial," like at thirty-seven styles of Tai Chi.
Many of the postures of these two arts have names similar to the current postures of Tai Chi Chuan.
The text Guan Jing Wu Hui Fa (Method to Reach Enlightenment Through Observation of Scripture), written by Cheng Ling Xi at the time of the Liang Dynasty (907-923 AD), during the period of the Five Dynasties and Ten Kingdoms, is the oldest document ever found to use the term tai chi chuan. Cheng Xi Ling was a disciple of Han Gong Yue, who taught him his art, called "The fourteen styles of tai chi training."
Chang San Feng (1247 -?), Then living in a temple Taoist Wudang Mountain, has reportedly developed an art known as "The thirty-two styles of long Fist Wudang" and later created "The thirteen postures of tai chi "after watching a fight between a bird (crane) and a snake, found that when overlapped flexibility to stiffness, including the practice of alternating between yin and yang and other conceptions of nature that make up the basis of what later came to be called tai chi chuan.
The successor of Chang Sang Feng was also the Taoist monk Taiyi Zhenren that at the end of the Ming dynasty, the art spread among the disciples of Wudang Mountain. Among these disciples, was another monk named Ma Yun Cheng.
Ma Yun Cheng transmitted the art to many famous disciples, including Mi Deng and Xia Guo Ji Yuan, popularly known as "the two saints" and Wang Zhong Yue, who called this art of Wudang tai chi chuan and wrote the Treaty of Tai Chi Chuan, one of the Tai Chi Chuan Classics.
Wang Zhong Yue transmitted the famous tai chi master Zhang Song Xi, who later taught Dan Si Nan, who came to have Wang Zheng Nan as his disciple, who referred to art as an art of Wudang internal arts of distinct Shaolin, which he called external.
According to historians and Tang Hao Gui Liuxin, following the rise from the historical fact that Yang Luchan learned from Chen Changxing (1771-1853) from the village of Chenjiagou, tai chi chuan was created by Chen Wangting (1600-1680) in passage of the Ming Dynasty to the Qing Dynasty. This version is considered official by the Chinese government.
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