Dentre todos os sistemas que as diversas civilizações puderam, ou
sonharam produzir, não seria exagero afirmar que o Sistema Ving Tsun (Wing Chun) Kung Fu poderia ser considerado o mais inusitado. Não tanto pela sua
mensagem, mas pela forma como foi composto no universo das Artes Marciais Chinesas.
Pelo fato desse sistema de desenvolvimento humano não ter sido
“escrito” , ele nos coloca o mais longe possível daquilo para que milênios de
cultura livresca nos formaram. Isto porque o Sistema Ving Tsun (Wing Chun) KungFu não se constitui de palavras, mas de movimentos corporais de
combate Simbólico.
O pensamento chinês, desde cedo, esteve propenso à sistematização (idéia
inicial de Hai Tong ). Na impossibilidade de modelar a evolução natural de uma
tendência (idéia inicial de Do 道), já que ele é
constantemente mutável, não restou outra alternativa possível senão trabalhar a
variável.
Ao invés de construir uma teoria das formas, o pensamento chinês
elaborou um sistema de variação. Em vez de empenhar-se em extrair
traços comuns e que seriam mais ou menos fixos, mais ou menos estáveis, ele
explora, até onde vão, as possibilidades da mudança.
O Hai Tong (Sistema) é fruto de uma cultura que se preocupou em esclarecer de que
modo, pela atenção que dedica aos processos, o fenômeno da propensão poderia
ser favorecido ou bloqueado.
Assim, ela nos oferece uma análise minuciosa dos efeitos das
condicionantes. Ao insistir sobre a importância das condicionantes, o
pensamento chinês apresenta uma visão inédita da eficácia - Não se deve
pretender diretamente o efeito desejado (pois isso implica forçar, e o
resultado será precário) mas antes, fazer com que este efeito possa decorrer,
por iniciativa própria, como simples conseqüência das condições preparadas
(também idéia inicial de Kung Fu ( 功夫).
Neste nosso episódio Mestre Leo Imamura fala sobre as diferenças entre o Método e o um Sistema chinês.
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